Como fazer hambúrguer em casa

Como fazer hambúrguer em casa

Fala, meu chapa!

Chegou a hora do post definitivo sobre como fazer o seu monstrinho em casa!! Existem milhares de receitas e maneiras de fazer. Vou me ater ao hambúrguer mais purista, que muitos chamam de gourmet. Eu já fiz várias experiências com técnicas diferentes e vou passar aqui tudo que li por aí e aprendi na prática. Ah, e esqueça incluir ingredientes para “dar liga”. Nada de misturar ovo ou sopa de cebola com a carne. Você já vai entender.

juicy burger

1 – Escolhendo a carne:

O hambúrguer gourmet é feito com uma mistura de diferentes tipos de carne moídos. Os cortes mais indicados são picanha, contra-filé, patinho, acém, peito, fraldinha, maminha e alcatra. A combinação de cortes é chamado de “blend”. Aí, meu chapa, entra o seu toque pessoal. É importante escolher carnes saborosas para deixar seu burger delicioso.

Lembre-se que o açougueiro é seu melhor amigo! Trate-o bem, leve um agrado de vez em quando, pois é ele que vai te fornecer os pedaços de carne mais saborosos da casa!!!

Outro detalhe importante é a gordura. Muito do sabor e da “suculência” de um hambúrguer vem da gordura.

Uma das receitas que eu testei foi: 38% patinho + 38% de contra-filé + 24% acém.

Peça para seu brother açougueiro moer pra você duas vezes.

E sinta-se livre para misturar e experimentar vários blends!

2 – Fazendo o hambúrguer:

Coloque as carnes escolhidas em uma travessa e misture bem com as mãos. Lembre-se: SÓ AS CARNES!!

Depois de misturar, tire bolinhas mais ou menos do tamanho da palma da sua mão, enrole bem como uma bolinha e dê uma lijeira amassada, para ficar no formato de hambúrguer. Você também pode usar também uma forma ou copo largo, se quiser mais certinhos.

patties

3 – Fritando/grelhando o hambúrguer:

O ideal é que você faça seu burger na chapa ou na churrasqueira. Mas dá pra se virar com uma frigideira (procure uma mais grossa).

Como você percebeu, até agora não entrou nenhum tempero na parada. Agora é a hora, meu chapa! Jogue uma pitada boa de sal e pimenta do reino em cada lado do seu hambúrguer e mande-o pra chapa/frigideira bem quente. Se quiser, pode fazer experiências com outros temperos também, é botando sua imaginação pra trabalhar que você aprende e cria suas receitas! Só tome cuidado para não exagerar e mascarar todo o sabor da carne. No caso da churrasqueira, ele vai pra grelha, a uma altura média da brasa.

Deixe o menino se divertir no fogo até dar o ponto desejado. Quando estiver no ponto, vire o hambúrguer. Você vai virá-lo apenas uma vez!! Depois de virado, você pode colocar o queijo por cima e tampar com a tampa de uma panela mesmo. Assim, enquanto ele grelha do outro lado, já derrete o queijo.

O resto é com você! Coloque dentro do pão e junte os acompanhamento que você quiser! Tá sem ideia? Temos algumas receitas aqui.

IMG_1261

Fez o seu? Manda pra gente ver como ficou!!

Manda pra chapa, meu chapa!

2 Comments

  1. Um boa dica para dar uma liga no hambúrguer é prepará-lo com a carne ainda gelada ou resfriada e colocar 1 ou 2 pedras de gelo para cada quilo de carne no momento de amassá-la.

    A água gelada (do gelo derretido) durante o processo de amassar a carne com as mãos faz com que a gordura vire um “sebo” que servirá de “cola”, deixando a carne bem grudada, o que ajuda o hambúrguer não desmanchar no momento de grelha-lo.

    Funciona e só faço hambúrguer dessa forma! #ficaadica

    • Sempre faço com a carne bem gelada (não congelada), nunca usei gelo. Tendo gordura, sempre funciona.

      Obrigado pela contribuição, Bruno!!

      Abraços, meu chapa!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Hambúrguer de café com molho barbecue | Ponto de Chapa - […] fatias de bacon 1kg da carne moída a sua escolha, formando 6 burguers (Lembra como faz o blend do …

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>